Truques e Dicas - AutoCAD 2000i/2002
- Estados de Layers - 01/JAN/03
A partir da versão 2000i, o comando LAYER contém dois botões para criar e recuperar estados de layers. Um estado de layer não é mais do que um conjunto de layers e as respectivas propriedades quando o estado é criado. A partir do botão Save State criamos um estado dando um nome e indicando as propriedades que fazem parte do estado. Com o botão Restore State recuperamos um estado gravado, permitindo ainda exportar ou importar estados através de um ficheiro com a extensão LAS.
- Comando PSELECT - 01/JAN/03
Existe um comando escondido, não documentado, chamado
PSELECT (experimentem escrever!!), que tem algumas parecenças com o
SELECT. Com este comando, é possível efectuar uma selecção de objectos
pelos processos normais (e não só por marcação ou abertura de janela de
selecção), mas esta selecção permanece após o comando. Podemos, assim,
realizar operações com grips, alterar as suas propriedades ou copiar
para memória. Este comando é também actuado pelo segundo ícone da caixa
PROPERTIES.
- Comandos QLEADER e LEADER não mostram caixa MTEXT - 01/JAN/03
Se ao usar os comandos QLEADER ou LEADER, para criar cotas de
referência, a caixa Mtext não aparece, é sinal que a variável CMDDIA está
com o valor 0. Esta variável já não está documentada na versão 2002, mas
continua a ser usada e a ser importante.
- Funcionamento de comandos na zona de diálogo - 01/JAN/03
Os comandos ARRAY, ATTDEF, ATTEDIT, ATTEXT, BHATCH, BLOCK, BOUNDARY, GROUP, HATCHEDIT, IMAGE, IMAGEADJUST, INSERT, LAYER, LINETYPE, MTEXT, OSNAP, PARTIALOAD, PARTIALOPEN, PLOT, PLOTSTYLE, RENAME, STYLE, TOOLBAR, UNITS, VBALOAD, VBARUN, VIEW, VPORTS, XBIND e XREF podem ser usados sem caixa de diálogo, bastando para tal preceder o seu nome do sinal de menos "-". Alguns destes comandos sem caixa, também têm abreviaturas definidas, como, -LA, equivalente a -LAYER.
- Comando ADCENTER (Design Center) - 14/ABR/02
A partir da versão 2000i, é também possível visualizar os padrões de ficheiros PAT e a respectiva aplicação de tramas a áreas fechadas no desenho activo.
- Variáveis OBSCUREDLTYPE e OBSCUREDCOLOR - 26/JAN/02
A nova variável OBSCUREDLTYPE define o tipo de linha das arestas invisíveis quando se usa o comando HIDE. Pode assumir os seguintes valores (note que 0 é o comportamento normal, isto é, as arestas invisíveis não são representadas):
A nova variável OBSCUREDCOLOR define a cor das mesmas arestas.
Estas duas variáveis ficam definidas no desenho e actuam sobre arestas de regiões, faces e malhas 3D, para além dos sólidos.
- Formato PostScript - 23/DEZ/01
Em termos de formato Postscript, os comandos PSIN e PSDRAG foram descontinuados na versão 2002. No entanto, os comandos PSFILL, para o preenchimento de áreas com padrões postscript, e PSOUT, para fazer saídas neste formato, ainda funcionam. Deixaram, no entanto, de estar documentados.
- Instalação das Express Tools - 23/DEZ/01
Para instalar as Express Tools nas versões 2000i ou 2002, desde que tenha as mesmas de uma instalação ou do CD do 2000, deve efectuar o seguinte procedimento:
- Copiar o subdirectório EXPRESS\*.* para dentro do seu directório do
AutoCAD.
- Copiar o ficheiro SUPPORT\ACETTEST.FAS para dentro do seu subdirectório
SUPPORT.
- Copiar os ficheiros HELP\ACETMAIN.HLP, ACETMAIN.CNT e ACETFAQ.HLP para
dentro do seu subdirectório HELP.
- Iniciar o AutoCAD.
- Digitar EXPRESSMENU.
- Adicionar directórios à Places list - 01/DEZ/01
Em caixas de ficheiros, podemos remover ou adicionar directórios à Places list (coluna esquerda). Para adicionar, colocamos o directório pretendido com os botões e lista de navegação, posicionamos o cursor na coluna e marcamos a tecla esquerda. No menu do cursor indicamos, então, Add Current Folder. Para remover um directório, indicamos Remove. Por omissão, o AutoCAD não permite remover os ícones Buzzsaw, Redspark e Point A, mas pode usar o freeware iClean, disponível em www.manusoft.com. A ordenação dos directórios pode ser feita por arrasto.
- Desligar o Active Assistance - 01/DEZ/01
Esta caixa de "ajuda" pode-se tornar irritante porque a informação mostrada é actualmente quase inútil. Se esta caixa está sempre a aparecer quando inicia o AutoCAD, use o seguinte procedimento:
1. Se a caixa não estiver visível, use o comando ASSIST.
2. Tecla direita na caixa e no menu do cursor mostrado actue Settings.
3. Desmarque o Show on start.
- Comando DBLCLKEDIT - 01/DEZ/01
O novo comando DBLCLKEDIT activa ou desactiva o acesso ao duplo clique para a edição de objectos. Na minha opinião, devia ser apenas uma variável e nunca um comando.
- Alteração da ordem de pedidos dos valores de atributos - 12/AGO/01
Uma novidade do AutoCAD 2002 é o de permitir, com o comando BATTMAN, trocar a ordem dos atributos. Quando se cria um bloco com atributos, a ordem de selecção era a ordem depois usada para pedir os valores dos atributos. A caixa do comando BATTMAN possui dois botões, Move Up e Move Downpara trocar essa ordem.
- Comando 3DORBITCTR - 12/AGO/01
Este comando, praticamente escondido na versão 2002 (implementação de última hora?), é equivalente ao 3DORBIT, mas pede previamente a marcação do centro de rotação. Também pode ser usado de forma transparente.
- Anulação da caixa TODAY - 19/OUT/00
Para anular a caixa Today, deve actuar OPTIONS - System e escolher o início pretendido em General Options - Startup (Show traditional startup dialog ou Do not show a startup dialog).
- Directório de início - 19/OUT/00
A variável, REMEMBERFOLDERS, novidade do 2000i, controla o directório por omissão para o carregamento ou gravação de ficheiros. Com o valor 1, aplica o último directório usado enquanto com o valor 0 (comportamento antigo) assume o directório do Start In. Esta variável fica no Registry.