Truques e Dicas - AutoCAD 2000
- Blocos de sólidos que não aparecem - 01/JUN/03
Já me apareceram casos em que blocos de sólidos não aparecem em visualização normal, embora apareçam no Render. E não há REGEN que valha. O amigo Paulo Dias deu uma excelente dica: fazer o AUDIT ao desenho. Não dá erro nenhum, mas "refresca" a base de dados do desenho e os blocos já aparecem. A utilização de blocos na modelação com sólidos deve ser usada sempre que possível para reduzir o tamanho do ficheiro.
- Dica para quem trabalha sobre desenhos de outros - 01/JUN/03
Todos sabemos a complicação que é receber desenhos de outros para fazermos a nossa parte do trabalho (por exemplo, em especialidades). Muitos destes desenhos incluem blocos. Pode ser muito útil aclararmos ou diminuirmos a espessura de tudo o que não é nosso: podemos usar a caixa das layers ou, no caso dos blocos, aplicar o excelente comando REFEDIT. Outra situação é a tradução dos elementos, normalmente layers, dos desenhos. Quem tem o AutoCAD 2002 ou 2004 pode usar o comando LAYTRANS para fazer as traduções. Para versões anteriores pode ser útil ter uns ficheiros script para as traduções automáticas quando se recebem múltiplos desenhos da mesma fonte.
- Variável não documentada - 01/JUN/03
Pode acontecer que o duplo clique, em layouts, deixe de fazer a comutação entre espaço do modelo flutuante (floating model space) e o espaço de composição. Este comportamento é controlado pela variável SPACESWITCH, que não está documentada em lado nenhum no AutoCAD. Com o valor 1, o duplo clique permite a troca entre espaços e com o valor 0 não. Não fica gravada nem no programa nem no desenho.
- Carregamento de LISPs e VBAs - 01/JUN/03
Para carregar ficheiros LISP ou VBA, podemos arrastar directamente os ficheiros LSP e DVB, respectivamente, do explorador do Windows para a área gráfica do AutoCAD.
- Carregamento automático de rotinas LISP - 01/JUN/03
As rotinas LISP que usamos frequentemente podem ser carregadas automaticamente sempre que se entra num desenho através do comando APPLOAD, Startup Suite, ou com a respectiva função Load no ficheiro ACAD2000DOC.LSP. No entanto, em vez de as carregar automaticamente no início de cada desenho, é preferível acrescentar na linha de definição no ficheiro ACAD2000DOC.LSP a instrução de carregamento apenas quando se usa o comando pela primeira vez, conforme exemplificado:
(defun c:dline()(load "c:/meus_lisps/dline")(c:dline))
- Variável MODEMACRO - 01/JUN/03
Se quisermos dar um toque pessoal ao AutoCAD, podemos usar a variável MODEMACRO para acrescentar uma expressão na linha de estado (status line), à esquerda das coordenadas. Esta variável serve também para introduzir expressões em linguagem DIESEL na linha de estado. Se quisermos que esta expressão esteja sempre disponível para cada desenho, basta introduzir uma expressão similar à seguinte no ficheiro ACAD2000DOC.LSP:
(command "modemacro" "João Santos")
- Transporte de barras de ferramentas entre AutoCADs - 01/JUN/03
Explica-se como é que se transportam as barras de ferramentas entre AutoCADs, quer em computadores diferentes quer por reinstalação ou pela implementação de uma nova versão.
As configurações de barras de ferramentas ficam no ficheiro MNS do menu correspondente ao grupo (menugroup) usado na criação, e que por omissão é o ACAD. Assim, no ficheiro ACAD.MNS, ou no do menu adequado, deve-se localizar a secção ***TOOLBAR e, dentro desta, a subsecção **NOME_BARRA. Para reaproveitamentos, sugiro que se copie esta subsecção para um ficheiro texto que será o menu parcial (mesmo que não tenha menus de topo), por exemplo MEUMENU.MNU. Exemplo de texto a colocar neste ficheiro, ilustrando com uma situação minha:
***menugroup=meumenu
***toolbars
**JSANTOS ID_JSantos_0 [_Toolbar("JSantos", _Floating, _Show, 277, 125, 1)]
ID_Saveas_0 [_Button("Save As", "ICON.bmp", "ICON_16_BLANK")]^C^C_saveas
ID_UserButton_0 [_Button("3D", "ICON4507.bmp","ICON_16_BLANK")]^C^Cucsvp;0;-vports;2;;vpoint;-1,-2,1.5
ID_UserButton_1 [_Button("Arroba", "ICON8086.bmp", "ICON_16_BLANK")]^C^C@^Z
Para carregar este menu em qualquer AutoCAD, usa-se o comando MENULOAD. Uma última chamada de atenção para o facto de os bitmaps correspondentes aos ícones terem de estar num directório do Support File Search Path (OPTIONS), senão são substituídos por "smiles".
- Transferir objectos entre desenhos - 01/JUN/03
O processo mais simples para passar objectos entre dois desenhos é efectuar o seu arrastamento com o botão direito do rato, através do seguinte processo:
- Colocar os dois desenhos lado a lado (Window / Tile Vertically).
- Seleccionar os objectos que se pretendem copiar, sem usar comando (com os grips).
- Marcar com o botão direito do rato sobre um dos objectos seleccionados e, sem levantar o dedo, arrastar os objectos para o outro desenho.
- Quando se liberta o botão aparece um menu com hipóteses para os objectos,seleccionados: copiar, copiar como bloco, mover ou copiar para as coordenadas equivalentes às do desenho original.
- Inserção de blocos que contenham xrefs - 01/JUN/03
Sempre que se insere um bloco com xrefs, estes são "convertidos" para uma linha de texto com o nome do xref (o que é estranho, mas este assunto é omisso em toda a literatura). O único processo que descobri para a inserção de, por exemplo, uma legenda que contenha xrefs foi o de, com o Design Center ou com o comando XREF, fazer previamente a anexação do xref pretendido e então inserir o bloco da legenda. Assim, o xref vem com o bloco na posição correcta.
- Comando DIMEDIT, opção New - 01/JAN/03
Uma dúvida já antiga tinha a ver com o facto de umas vezes a opção New do comando DIMEDIT mostrar a caixa MTEXT e noutras funcionar a partir da zona de diálogo. Apesar de supostamente descontinuada e a V. 2002 nem sequer a incluir no Help, é a variável CMDDIA que controla este comportamento. Alguns de vocês lembram-se dela por causa de desaparecimentos da caixa PLOT na versão 14.
- Tramas diferentes, mas com as mesmas propriedades? - 01/JAN/03
Esta foi uma dúvida a que eu não soube responder algumas vezes. Segundo o suporte da Autodesk, esta situação acontece quando se insere um desenho (comando INSERT) com tramas em que a sua escala é diferente. Se, depois de se explodir e de se atribuir a mesma escala (por exemplo, com MATCHPROP), elas continuarem com escalas diferentes, é sinal que foram criados a partir de templates diferentes que usam ficheiros de tramas distintos. A situação mais comum é ter o ACADISO.PAT num e o ACAD.PAT noutro. A solução é alterar a escala no que está errado (ou nos dois) e depois voltar a atribuir a mesma escala.
- Utilização de lineweights em impressão - 01/JAN/03
A partir do AutoCAD 2000, uma nova propriedade disponível para os objectos gráficos é a espessura de traço, lineweight. Esta propriedade pode ser controlada explicitamente (o que não recomendo, a exemplo do que acontece com as cores e os tipos de linhas), ou através das layers. Em alternativa à especificação das espessuras através dos estilos de plotagem (plot styles), podemos indicar directamente os lineweights para as layers usadas no desenho. Mas se quisermos imprimir a preto, temos de indicar um plot style que converta todas as cores do AutoCAD para preto, como o monochrome.ctb ou o monochrome.stb. Vantagens da utilização deste processo: posso visualizar as espessuras no desenho (apenas para espessuras 0.30 e superiores, marcando o botão LWT), não tenho de enviar plot styles com o desenho (partindo do princípio que os originais estão disponíveis e não foram alterados no AutoCAD de recepção) e posso, havendo necessidade, usar diferentes cores numa mesma layer, sem que a impressão saia afectada.
- Mais sobre o comando PROPERTIES - 01/JAN/03
O excelente comando PROPERTIES, lançado na versão 2000, funciona através de uma caixa flutuante que pode ficar visível enquanto se usam outros comandos. Este comando pode ser acedido através de CTRL+1. Nesta caixa, podemos usar alguns shortcuts:
- HOME - Activa a primeira propriedade na lista.
- END - Activa a última propriedade na lista.
- CTRL+SHIFT+carácter - Salta para a primeira propriedade iniciada por "carácter".
- ESC - Anula a alteração de propriedade em curso.
Para retirar os grips dos objectos seleccionados, basta um ESC, mas tem de ter o cursor na área de desenho e fora de caixas flutuantes.
- Comando OPTIONS, separador Selection - 01/JAN/03
O comando OPTIONS, separador Selection, inclui uma série
de opções que, por vezes e sem explicação aparente, podem deixar de funcionar:
- Noun/Verb Selection - Permite a selecção de objectos, antes da
aplicação de comando. Quando se executa o comando, já não é pedida a
selecção. Se estiver desligado, o duplo clique para actuar o comando de
edição mais adequado também não funciona. Variável PICKFIRST, fica
gravada com o AutoCAD.
- Use Shift to Add to Selection - Controla se a selecção de
objectos é aditiva ou substituítiva, isto é, a selecção de um segundo
conjunto de objectos é adicionado ao primeiro ou substitui-o. Variável
PICKADD, fica gravada no AutoCAD.
- Press and Drag - Controla se as selecções por rectângulo
(Crossing/Window) são efectuadas através da marcação dos cantos
opostos, ou se se tem de efectuar o arrastamento para definir o rectângulo.
Variável PICKDRAG, fica gravada no AutoCAD.
- Implied window - Em selecção, controla se quando se
clica sem apanhar objectos, abre automaticamente uma janela de
selecção. Se esta opção estiver desligada, não abre janelas de selecção, a
menos que se introduza explicitamente as opções Window ou
Crossing. Opção controlada pela variável PICKAUTO, que fica
gravada no AutoCAD.
- Object grouping - Controla se a selecção de um objecto
pertencente a um grupo (criado com o comando GROUP), selecciona todos os
objectos do grupo. Variável PICKSTYLE com o valores 1 ou 3, fica gravada no
AutoCAD.
- Associative Hatch - Controla se a selecção de uma trama
(tracejado) também selecciona os objectos delimitadores (fronteira).
Variável PICKSTYLE com os valores 2 ou 3, fica gravada no AutoCAD.
- Pickbox Size - Controla a dimensão do cursor de selecção, em
pixels. Variável PICKBOX, fica gravada no
AutoCAD.
- Enable grips - Com esta casa assinalada, podemos usar
os grips para edição de objectos. Quando se seleccionam objectos,
aparecem os grips. Marcando um grip, este fica activo e
permite diversas operações de edição através de menu de botão direito. Por
omissão, faz o STRETCH do vértice. Variável GRIPS, fica gravada no AutoCAD.
- Enable grips within blocks - Controla se, em blocos, são
mostrados os grips das entidades constituintes ou se apenas é
colocado o grip correspondente ao ponto de inserção do bloco.
Variável GRIPBLOCK, fica gravada no AutoCAD.
- Unselected grip color - Cor dos quadrados que representam
os grips não activos. Variável GRIPCOLOR, fica gravada no AutoCAD,
por omissão com a cor azul.
- Selected grip color - Cor dos quadrados que representam os
grips activos. Variável GRIPHOT, fica gravada no AutoCAD, por
omissão com a cor vermelha.
- Grip Size - Dimensão, em pixels, dos quadrados que
representam os grips. Variável GRIPSIZE, fica gravada no
AutoCAD.
- Códigos DXF - 01/JAN/03
O Editor Visual Lisp (comando VLIDE ou Tools>AutoLISP>Visual LISP
Editor) permite visualizar os códigos DXF de toda a informação
contida no desenho. Através do menu de topo View>Browse Drawing Database
podemos escolher entre entidades, objectos seleccionados, tabelas de
definições, blocos e aplicações externas.
- Polar Tracking - 14/ABR/02
Se o Polar Tracking (<F10>) deixar de funcionar, apesar de estar ligado, experimente desligar e ligar o Object Snap (<F3>).
- Comando ADCENTER (Design Center) - 14/ABR/02
Para armazenar os blocos importantes de um desenho num desenho biblioteca, pode usar o seguinte processo:
- Começar um desenho;
- Usando o Design Center, pesquisar o desenho onde estão os blocos e
fazer duplo clique dos que parecem prometedores (eliminar logo muitos apenas
pelo preview, e cuidado com o arrastamento por causa das
escalas). Juntar todos os blocos numa zona do novo desenho;
- Abrir o desenho biblioteca, colocá-lo lado a lado com o novo
desenho e arrastar todos os blocos do desenho novo para o desenho
biblioteca;
- Gravar o desenho biblioteca.
- Comando ADCENTER (Design Center) - 14/ABR/02
O comando ADCENTER (AutoCAD Design Center) foi uma das melhores inovações da versão 2000, permitindo visualizar desenhos e imagens, e o acesso a definições de desenhos, como blocos, layers, estilos de texto e cotagem, xrefs, layouts e tipos de linhas. A partir desta versão, quando se inserem blocos é possível que a sua escala de inserção seja automaticamente ajustada, consoante a unidade de medida de criação do bloco e a unidade do desenho actual. Na criação dos blocos está disponível a
lista Insert units. No desenho actual, definimos a unidade para inserção de blocos com o comando UNITS. Mas ATENÇÃO: isto só é válido para blocos arrastados para dentro do desenho. Quando se faz duplo-clique sobre o bloco esta escala automática não é usada, aparecendo a caixa do comando INSERT.
- Comando UCS, opção New - Face - 11/FEV/02
A opção New-Face do comando UCS cria um sistema de coordenadas automaticamente alinhado com a face a indicar de um sólido. A selecção da face pode ser feita por dois processos: marcação de uma aresta ou marcação de um ponto no interior da face, sem apanhar arestas. Em ambos os casos são colocadas as seguintes opções: Next para seleccionar a face seguinte, Xflip para trocar o sentido do eixo Y e Yflip para trocar o eixo X. A origem do novo sistema de coordenadas é o vértice da face mais perto do ponto de selecção, conforme notou muito bem o meu formando Luís Miguel.
- Representação de estilos de plotagem em layouts - 11/FEV/02
A casa Display Plot Styles do comando PAGESETUP, separador Plot Device permite que as características do estilo de plotagem sejam visualizadas em layouts, sem ser necessário executar o comando PREVIEW. Dica do amigo Eliseu Perdigão.
- Mais comando SOLIDEDIT - 26/JAN/02
A opção Face-Extrude permite transformar um furo cego num furo passante, através da extrusão da face que representa o fundo do furo com um valor negativo suficiente para que chegue ao lado oposto. A opção Edge-Copy é muito útil para a criação de polilinhas fechadas para posteriores extrusões.
- Desmarcação dos grips - 26/JAN/02
Se marcar a tecla de ESC e os grips não saírem, provavelmente tem uma propriedade activada na caixa PROPERTIES. Basta deslocar o cursor para a área de desenho. A partir da versão 2000i, basta um único ESC.
- Comandos que deixam de funcionar - 23/DEZ/01
Se houver comandos que deixem de funcionar, dando a mensagem "Unknown command...", é provável que a sua aplicação ARX tenha sido descarregada. Acontece, por exemplo, com o comando RECTANG. Usando o comando ARX e a opção ?, podemos verificar todas as aplicações carregadas, mas note
que muitas delas apenas são carregadas quando se digita o respectivo comando (como o RECTANG). Para solucionar, podemos usar o comando APPLOAD (AP), localizar a aplicação e carregá-la.
- Qualquer valor incremental em POLAR - 01/DEZ/01
Na caixa DSETTINGS, separador POLAR, podemos escrever um valor na parte incremental, em vez de usar os predefinidos. Para retirar um valor colocado por nós, basta digitar um dos predefinidos.
- Separador decimal - 01/DEZ/01
Através do comando DIMSTYLE, podemos escolher como separador decimal o ponto, a vírgula ou o espaço. No entanto, através da caixa PROPERTIES ou da variável DIMDSEP podemos escolher qualquer outro caracter.
- Diferentes materiais num sólido - 02/FEV/01
O AutoCAD 2000, através do excelente comando SOLIDEDIT, permite finalmente atribuir diferentes materiais para operações de render num mesmo objecto 3D. Usando a opção Face - Color, atribuímos cores distintas às faces, consoante o número de materiais a aplicar. Basta depois na atribuição de materiais com o comando RMAT usar o botão By ACI. Se não houver faces adequadas no sólido, podemos criar entidades lineares sobre as faces a dividir e aplicar a opção Body - Imprint para criar novas arestas e as respectivas faces. Os meus agradecimentos ao amigo Alfredo Marecos pela pista.
- Botão do meio do rato - 02/FEV/01
A variável MBUTTONPAN, novidade no 2000, controla o comportamento do botão do meio em ratos de 3 botões, ou da rodinha, em ratos Logitech/Microsoft ou equivalentes. Com o valor 1, situação por omissão, com a roda premida, permite efectuar o PAN automático. Para voltar a ter o menu dos Osnaps no botão do meio do rato, deve atribuir o valor 0 a esta variável.
- Inserção de desenhos em documentos do Windows - 02/FEV/01
Quem precisa de incluir desenhos ou esquemas em documentos Word ou Excel, pode usar o AutoCAD muito facilmente para a sua criação. O AutoCAD usa o formato vectorial WMF para a criação dos elementos gráficos.
Aqui fica o processo adequado:
- Criar os objectos pretendidos no AutoCAD, eventualmente usando espessuras de linhas.
- Abrir um layout e, com uma vista, visualizar o que se pretende (duplo clique dentro da vista e ZOOM Extents, por exemplo).
- Ajustar a vista aos objectos, através dos grips da vista.
- Seleccionar os objectos e fazer CTRL+C (Copy). Em alternativa, usar o comando WMFOUT se pretender conservar igualmente os ficheiros WMF em separado.
- Na aplicação Windows pretendida efectuar CTRL+V (Paste).
- Fecho da janela Render - 19/OUT/00
A janela Render aparece automaticamente quando se carrega a aplicação ACRENDER.ARX, responsável pela visualização realista do AutoCAD. Apenas nos livramos da janela quando descarregamos a aplicação. Para descarregarmos uma aplicação, podemos usar a função AutoLisp ARXUNLOAD. Assim, neste caso, basta digitar a instrução (ARXUNLOAD "ACRENDER").
- Desenhos de armazenamento de blocos - 19/OUT/00
Para quem tem muitos blocos, mesmo de versões anteriores, pode começar um desenho por cada categoria (portas, janelas, etc), inserir todos os blocos respectivos, criar os estilos de texto e cotagem e outras definições comuns (como layouts). Em qualquer desenho, com o comando ADCENTER (Design Center) podemos aceder a um destes desenhos e carregar qualquer das definições ou blocos aí existentes.
- Vistas não rectangulares - 19/OUT/00
Uma das novidades do 2000 é a possibilidade das vistas (viewports) em layouts poderem ser não rectangulares. Temos duas possibilidades: através do comando VPCLIP ou do comando MVIEW, opções Object ou Polygonal.
Como nas versões anteriores, se não quisermos visualizar/imprimir as fronteiras das vistas usamos uma layer exclusiva para a criação das vistas e podemos depois congelá-la (Freeze).
Ora, no 2000 existe um pequeno bug: ao congelarmos a layer, as vistas não rectangulares ficam rectangulares, com dimensões dadas pelas largura e altura máximas. No entanto, se colocarmos a layer Off ou No Plot (novidade do 2000 e que é a opção preferível pois permite editar a fronteira), funciona sem problemas.
- Conversão entre estilos de plotagem CTB e STB - 19/OUT/00
O CD de instalação do AutoCAD 2000 inclui um assistente de conversão AutoCAD 14 para 2000, Migration Assistance. Se instalarmos esta opção, o AutoCAD fica a reconhecer os comandos CONVERTCTB e CONVERTPSTYLES, que permitem converter desenhos de CTB (estilo de plotagem por cor) para STB (estilo de plotagem por nome) e vice-versa. Se receber um erro, dizendo Unknown Command, e se instalou o Migration Assistance, utilize o comando APPLOAD e carregue a aplicação acadcvps.arx.
- Teclas CTRL e TAB - 21/JUN/00
- Tendo vários desenhos abertos, ao pressionarmos conjuntamente CTRL+TAB, fazemos o ciclo entre os vários desenhos, sem ser necessário ir ao menu Window.
- Em introdução de pontos precisos (osnaps), se quisermos aceder a pontos em zonas onde se apanham vários osnaps, a marcação de TAB faz o ciclo entre as várias possibilidades.
- Para seleccionarmos um objecto que que fique em áreas com muitos outros objectos, pressionamos CTRL antes de marcarmos para selecção, entrando em "Cycle On". Continuamos a clicar, mantendo CTRL pressionado, até que o objecto pretendido fique assinalado. Carregamos em RETURN para terminar o ciclo.
- Já agora, aproveitamos para recordar que a tecla @, marcada isoladamente, é equivalente ao último ponto introduzido.
- Quando os modelos desaparecem de vista com o 3D ORBIT - 17/FEV/00
É frequente usarmos o comando 3D ORBIT e, à primeira rotação, os objectos desaparecem da vista. Isto acontece porque é usado o centro do ecrã como centro de rotação e devemos estar com um ZOOM razoável. Para corrigir esta situação dentro do 3D ORBIT, marcamos a tecla direita, indicamos More - Zoom Extents e podemos continuar a rodar.
- Como passar para vista ortogonal sem fazer um Zoom Extents a todo o modelo - 17/FEV/00
Na modelação 3D, quando activamos uma das vistas ortogonais (menu de topo 3D Views, comandos VIEW ou PLAN), é automaticamente aplicado um ZOOM Extents a todo o modelo. No entanto, se tivermos um modelo extenso e estivermos a modelar apenas numa parte, torna-se irritante termos de andar sempre a fazer ZOOM Window. Aqui fica a solução: seleccionamos o ou os objectos pretendidos (grips), aplicamos o comando 3D ORBIT (aparecem apenas os objectos seleccionados) e, com o menu de botão direito, marcamos Preset Views, escolhendo então a vista ortogonal. É aplicado um ZOOM Extents, mas apenas aos objectos seleccionados. Saímos do comando 3D ORBIT.
- Variáveis HIGHLIGHT e BLIPMODE - 17/FEV/00
Com o desaparecimento do comando DDRMODES (Drawing Aids), houve algumas possibilidades que deixaram de ser controladas por caixa de diálogo. Dois exemplos são a activação ou desactivação dos blips (pequenas marcas temporárias colocadas quando se marcam pontos na área de desenho) e a visualização de entidades seleccionadas a tracejado. Assim, temos agora de actuar directamente as variáveis respectivas: BLIPMODE para o primeiro caso e HIGHLIGHT para o segundo caso.
- PROPERTIES - Algumas dicas - 26/DEZ/99
O novo comando PROPERTIES permite algumas tarefas que, de outro modo, seriam muito complicadas. Podemos alterar uma circunferência a partir dos valores da área ou do perímetro. Quando se aplica o comando a um conjunto de objectos do mesmo tipo, é possível agora alterar propriedades comuns. Quando aplicado a circunferências, podemos atribuir raios idênticos. Se aplicado a polilinhas ou a linhas com cotas Z diferentes de zero, podemos colocar todos estes objectos com a cota Z igual a zero. Esta última dica é ideal para quem precisa de desenhos 2D a partir de curvas de nível 3D.
- Cotas de arquitectura com origens das linhas de chamada afastadas - 26/DEZ/99
O amigo Brogueira enviou-me esta dica, que simplifica bastante a cotagem em Arquitectura. Criam-se as cotas lineares normalmente (agora mais fácil com o QDIM). Com o comando QDIM seleccionam-se as cotas e alteram-se para Ordinate. Desenha-se uma linha de fronteira e aplica-se o TRIM às linhas de chamada. Volta-se a aplicar o QDIM, seleccionam-se as cotas e repõem-se em Continuous.
- UCSs independentes por janela? - 26/DEZ/99
Uma das novidades do AutoCAD 2000 em 3D são os sistemas de coordenadas (UCSs) independentes por janela, mas ainda a necessitar de grandes melhorias para uma próxima versão. A variável UCSVP controla este comportamento. Se tiver o valor 1 (por omissão), os UCSs são independentes por janela, enquanto com o valor 0 apenas temos um UCS. Note que esta variável é independente por janela e fica registada no programa. Para evitar que, ao iniciar um desenho, tenha UCSVP com o valor 1, deve acrescentar a seguinte instrução no ficheiro ACAD2000.LSP (directório Support do AutoCAD):
(setvar "ucsvp" 0)
- Texto com fonte True Type em impressão - 26/DEZ/99
Ao imprimir um desenho que contenha texto em estilo com fontes True Type, se o texto aparecer com uma rotação diferente da desenhada (bug), é porque se passa uma de três situações: o texto não foi criado com rotação 0, o UCS foi alinhado com o texto ou se tem a vista em planta do UCS activo. Um truque para resolver este problema é alterar o factor largura-altura (Width) do estilo para um valor diferente de 1 (por exemplo 0.9999).
- Bloqueamento do ângulo para a introdução de pontos - 01/NOV/99
O Polar Tracking (F10) é uma excelente adição da versão 2000. Podemos, no entanto, não ter o Polar Tracking activo e mesmo assim bloquear o ângulo antes de introduzir o ponto. Por exemplo:
Command: LINE
Specify first point: Marcar primeiro ponto
Specify next point or [Undo]: <45 Bloquear a ângulo de 45 graus.
Angle Override: 45 Informação de bloqueamento do ângulo.
Specify next point or [Undo]: Agora apenas se podem marcar pontos sobre a linha a 45 graus (excepto osnaps).
- Ovo de Páscoa - 01/NOV/99, 26/DEZ/99
A exemplo de muitos programas Windows, o AutoCAD 2000 também contém uma "brincadeira" escondida. Chamamos a caixa DIMSTYLE, carregamos em SHIFT e marcamos com a tecla esquerda em cima do slide. Esta brincadeira não aparece se o directório de trabalho "Start In" do atalho (short-cut) do AutoCAD não for o directório de executáveis do AutoCAD, tal como quando o programa foi instalado. Um processo de dar a volta é arrancar com o AutoCAD sem ser pelo atalho. Divirtam-se.
- Deslocação do texto da cota sem a linha ir atrás - 01/NOV/99
A possibilidade de deslocar o texto da cota sem que a linha de cota fosse atrás e sem explodir a cota já era possível na versão 14 (ver dica em AutoCAD, mais abaixo). Na versão 2000 o processo foi simplificado através da criação da variável de cotagem DIMTMOVE (ou caixa DIMSTYLE, Fit, Text Placement). Esta variável, assumindo o valor 2, resolve o nosso problema.
- Lista das layers na barra Object Properties - 05/AGO/99
Nesta versão desapareceu da lista das layers o símbolo Freeze in Current Viewport que dava bastante jeito. Agora no layout pretendido, temos de activar cada uma das janelas e chamar o comando LAYER (ou usar o comando VPLAYER). OK, um ponto negativo para o 2000. Em compensação temos o símbolo para plotar ou não cada uma das layers. Quanto a mim, o anterior fazia muito mais falta.
- Criação de atalhos no 2000 - 05/AGO/99
No AutoCAD 2000 o ficheiro LISP para a colocação de atalhos com opções é o ACAD.LSP que pode criar e gravar no subdirectório Support. Ver dica em AutoCAD para a criação destes atalhos.
- Cuidado com múltiplos desenhos abertos - 05/AGO/99
Uma das vantagens do AutoCAD 2000 é precisamente a possibilidade de abrir múltiplos desenhos em simultâneo (desde que a variável SDI tenha o valor 0). Se já não precisa de um desenho, use o novo comando CLOSE ou o "X" do canto superior direito do desenho para o fechar, caso contrário a memória do seu computador está a ser desperdiçada.
- RETURN com o botão do lado direito - 05/AGO/99
Nesta versão, o botão direito do rato, por omissão, está para mostrar o menu de botão direito, o que se pode tornar irritante.
Apresento duas possibilidades para resolver este problema:
- Habituarmo-nos a usar a barra de espaços para o RETURN com o polegar da
mão esquerda, dado que os menus podem dar jeito.
- Configurarmos o AutoCAD para ter o comportamento antigo: Comando OPTIONS, User Preferences, botão Right-Click Customization e temos 3 hipóteses para o comportamento do botão direito, consoante estamos em Default, com objectos seleccionados ou dentro de um comando.
- Espessuras de linhas e formato WMF - 07/MAI/99
A atribuição de espessuras a objectos lineares, uma das novidades do AutoCAD 2000, permite um método fácil para a criação de ficheiros WMF (Windows Metafile) com diferentes espessuras possibilitando assim a criação de imagens vectoriais de qualidade profissional. O meu aplauso como autor.