Make your own free website on Tripod.com
O CAD EM PORTUGAL

EDITORIAL PARA PROG.PORTUGAL

O QUE É O CAD E QUAIS AS SUAS VANTAGENS?

A sigla inglesa CAD (Computer Aided Design) começou por designar o Desenho Assistido por Computador, mas, à medida que as vantagens da sua utilização excediam consideravelmente as de um mero "estirador electrónico", a designação mais correcta, segundo a óptica do autor, é a de Concepção e Projecto Assistidos por Computador. O objectivo básico do CAD é, através de meios informáticos, transformar a definição de uma peça, estrutura ou construção, numa forma assimilável por uma base de dados. É esta estruturação que permite retirar um grande aproveitamento do CAD.

A primeira grande vantagem que se nota, após o arranque a 100% de uma instalação CAD e com os utilizadores plenamente integrados, é a redução sensível dos tempos de concepção e desenho, que podem ir de um terço a um vigésimo do que era necessário. Outra vantagem, não menos importante, é a qualidade do desenho, muito mais rigoroso e com um aspecto perfeitamente uniforme. A alteração de desenhos é muito simples, bem como a sua impressão a uma escala diferente. A divisão de informação por camadas (ou layers) possibilita a inclusão de toda a informação gráfica associada a um projecto, mas apenas visualizar e imprimir o que se pretende em cada altura. A reutilização de componentes, vulgo blocos, a cotagem semi-automática, a aplicação de tramas, a economia de espaço físico (é incomparavelmente mais fácil armazenar um conjunto de ficheiros do que um projecto em papel!!), a obtenção de informação e a simulação da realidade através da modelação 3D e aplicação de técnicas de visualização realista (render) são, também, vantagens inegáveis. Nas empresas em que o projecto é o "coração", a principal vantagem do CAD acaba por ser a sua capacidade de comunicar com as outras áreas da empresa, como as compras, facturação, documentação, marketing ou o fabrico.

O SOFTWARE DE CAD

O mais usado software de CAD em todo o mundo é, sem dúvida, o AutoCAD, da empresa americana Autodesk Inc. A sua generalidade, facilidade de utilização e capacidades de expansão tornaram-no extremamente popular em todas as áreas que envolvem desenho técnico. Nos últimos anos, a Autodesk criou uma série de programas verticais a partir de base AutoCAD, mas direccionados para as respectivas áreas técnicas através de uma série de facilidades adequadas. Temos, como exemplo, o Architectural Desktop para arquitectura e construção, o Mechanical Desktop para mecânica ou o AutoCAD MAP para Sistemas de Informação Geográfica (SIG). Existem, no entanto, outros softwares de CAD, como os da Intergraph (Microstation), Graphisoft (Archicad), ESRI (ArcView), Cadkey, etc.

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO

No entanto, o CAD é uma ferramenta e não substitui o conhecimento técnico de desenho, arquitectura, mecânica ou sigs. A exemplo do que acontece com as outras áreas informáticas, um profissional que alie um bom conhecimento teórico da área a uma especialização em CAD tem emprego garantido. Na minha experiência profissional, sou frequentemente confrontado por parte de empresas com pedidos de desenhadores ou projectistas CAD, que não posso satisfazer já que a quase totalidade dos meus formandos tem uma situação estável. Basta consultar os jornais para verificar a oferta de emprego a elementos com conhecimentos de AutoCAD. Ainda não é frequente o pedido de pessoas com conhecimentos dos produtos verticais, mas essa fase vai chegar rapidamente. Para além de investir num bom conhecimento de AutoCAD, é de todo conveniente que se especializem nos produtos verticais respectivos.

Muitos dos leitores do Prog.Portugal são naturalmente auto-didactas (aliás, como eu) e também certamente sabem o tempo que demoram para aprender algo. Se houver um livro muito bom, a tarefa fica facilitada, mas, mesmo assim, não se compara à frequência de um curso de qualidade. Por exemplo, um curso de AutoCAD 3D de 30 h permite ao formando a aquisição de todos os conhecimentos necessários para modelar e visualizar em 3 dimensões. Mas também todos sabemos que "se vende muito gato por lebre", pelo que é fundamental distinguir entre os bons cursos e aqueles que são apenas para deitar dinheiro à rua. O meu conselho é que exijam sempre referências, não se limitem a comparar preços e durações. Exijam saber os conteúdos programáticos detalhados, quem vai ser o formador, suas referências e experiência, qual o material de apoio distribuido, qual a componente prática do curso, se existem facilidades de pagamento, se o curso é certificado pela software-house, se o curso se vai realizar rapidamente ou é constantemente adiado, etc.

A Internet é, actualmente, o principal meio para obtenção de informação e para ampliação dos conhecimentos adquiridos. Para além dos newsgroups internacionais, onde facilmente se conseguem respostas para as nossas dúvidas, e de um conjunto de sites dedicados, existe em Portugal o AUGPT, Grupo de Utilizadores Autodesk de Portugal, que funciona à base de uma mailing list gratuita.

PROGRAMAÇÃO EM AUTOCAD

Atendendo aos objectivos do Prog.Portugal, não poderia deixar de referir brevemente a questão da programação em AutoCAD (ou verticais com base AutoCAD). Uma das grandes vantagens do AutoCAD é a sua estrutura aberta, permitindo uma fácil adaptação a qualquer função. É aqui que entra precisamente a programação, com a qual podemos elevar o AutoCAD ao nível de complexidade que se pretende, tornando o processo de concepção e desenho muito mais rápido e automático.

Através da programação, é possível, por exemplo:

Resumem-se, a seguir, as duas principais interfaces de programação do AutoCAD, conhecidas por APIs (application programming interfaces):
JOÃO SANTOS - Engenheiro (IST), é consultor e formador certificado CAD há mais de 10 anos. Autor, entre outros, dos livros Novidades do AutoCAD 2002 - Teoria e Prática, AutoCAD 2002 - Guia de Consulta Rápida, AutoCAD 2002 em 3D - Curso Completo (em preparação) e co-autor dos livros Programação em AutoCAD, 3D Studio MAX 4 - Curso Completo (em preparação) e 3D Studio VIZ 2 - Curso Completo. Página CAD na Internet: http://joaosantos.tripod.com/.


Voltar à Página Principal